• Conheça nossos serviços!
  • Formas de pagamento
  • Responsabilidade ambiental
  • Voltar para Inicial

    Sustentabilidade sob quatro rodas: como dirigir de maneira consciente

    A+a-

    Sustentabilidade sob quatro rodas: como dirigir de maneira consciente 

     

    O ideal seria usar bicicletas e transporte público sempre, mas essa é uma hipótese longe de se tornar realidade. Já que a maioria precisa mesmo usar o carro, um dos maiores vilões da poluição do ar, o jeito é atentar para algumas dicas que tornam o ato de dirigir mais sustentável e consciente, diminuindo o impacto ambiental causado por esses veículos. Confira!


    De olho na velocidade
    Já reparou que, na estrada, o carro consome menos combustível, apesar de andar mais rápido? É porque, além de não ter que ficar acelerando e desacelerando o tempo todo, a própria inércia ajuda a movimentá-lo. Na cidade, você pode atingir um resultado semelhante se acelerar devagar e deixar que a inércia faça a parte dela. Acima de 90 km/h o consumo de combustível tem um aumento significativo. Para se ter uma ideia, a 110 km/h chega a ser 25% maior do que a 90 km/h.


    Mantenha distância de outros veículos
    Além da segurança, essa medida evita acelerações ou freadas que consomem combustível desnecessariamente.


    Dirija com atenção e não desperdice combustível
    Escolha as marchas corretas, utilize o freio de mão ao invés do pedal quando possível - no semáforo, por exemplo -, desligue o carro quando ele ficar mais de 1 minuto parado. Dessa forma, você economiza dinheiro, combustível e o meio-ambiente.


    Faça manutenção regularmente
    Motores mal regulados ou com filtros de ar e óleo sujos podem gastar mais combustível e emitir mais gases poluentes quando comparado a outro em boas condições. Crie o hábito de fazer manutenção: seu carro anda melhor e gasta bem menos.


    Use o ar-condicionado somente quando for necessário
    Em uma cidade com Natal, por exemplo, é difícil aguentar o calor dentro do carro. Mas em tempos mais amenos, dá pra desligar o ar-condicionado. Outra dica é estacionar em lugares sombreados para utilizar menos a climatização. Estima-se que o uso do ar condicionado consome até 10% do combustível do veículo. Abra a janela e economize também um bom dinheiro!


    Diminua o peso
    Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. E um excesso de 48 kg chega a aumentar em 2% os gastos do combustível!


    Organize-se: dê caronas!
    Observe quem mora perto de você e que possa aproveitar uma carona. Assim, todos podem economizar, diminuir a emissão de CO2 e os congestionamentos.


    Escolha um modelo menos poluente
    Todos os anos, o IBAMA divulga uma tabela com os modelos de carro mais poluentes. Se puder, leve a tabela em consideração e consulte-a antes de tomar a sua decisão.

     

    Fonte: Mude o Mundo e Atitude Sustentável.